top of page
zeroeumdigital.com/blog
  • Equipe zeroeumdigital.com

Dia de Finados: A perspectiva de uma outra cultura.



Dia de Finados: A perspectiva de uma outra cultura

Além de um dia de lembranças e saudade, o dia de Finados pode ser também um dia de festa, pelo menos em outros países, onde é celebrado com música, fantasias, apresentações teatrais, caveiras bem simpáticas e muita alegria.


Dia de Finados: A perspectiva de uma outra cultura

O "Día de Muertos" é uma festa antiga, já ocorria antes da chegada dos espanhóis à América. Nessa época, era comum conservar crânios para exibi-los como troféus durante os rituais do Dia dos Mortos, no nono mês do calendário asteca, por volta de agosto.

O destaque da festa era a Dama da Morte, deusa que teria inspirado a criação de La Catrina, caveira símbolo do evento nos dias de hoje. A personagem foi criada pelo cartunista José Guadalupe Posada, um dos responsáveis por consolidar a data no México; o artista é conhecido por suas imagens de caveiras atuando como gente comum.

A comemoração é declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A festa acontece nos dias 31 de outubro a 02 de novembro, coincidindo com as celebrações católicas dos dias de Todos os Santos (01) e Finados (02).

Curiosidade: A cena de abertura do filme 007 Contra Spectre, vigésimo quarto da franquia cinematográfica de James Bond, foi realizada na Cidade do México durante a comemoração do Dia dos Mortos. Cerca de 1500 figurantes participaram da tomada, que foi filmada em 10 dias.

Além de ver o ator Daniel Craig perseguindo bandidos, repare nas fantasias das pessoas e na decoração dos espaços.

Tudo segue a moda dos mortos, com caveiras coloridas e flores, segue abaixo o vídeo para os curiosos.


Fontes:

bottom of page