zeroeumdigital.com/blog
  • Equipe zeroeumdigital.com

Estratégias básicas para o sucesso no mercado digital



Estratégias básicas para o sucesso no mercado digital

Ao conhecer as tendências do mercado digital você já estará mais bem preparado(a) para enfrentar o futuro.

No entanto, o que você precisa fazer agora para garantir que a sua estratégia de Marketing Digital realmente traga os resultados que você deseja? É sobre isso que vamos falar agora!

  • Defina um objetivo

Qual é o objetivo do seu negócio, no momento, com relação ao mercado digital? Você está querendo expandir a atuação da sua empresa para o digital? Deseja aumentar o número de leads, de vendas ou aumentar seu Brand Equity?

O Marketing Digital funciona muito bem para pequenas empresas justamente por ser acessível e não exigir tanto investimento financeiro, o que seria um impeditivo para quem está começando.

No entanto, começar a fazer apenas porque “todo mundo está fazendo” e não ter estratégia alguma por trás pode ser um tiro no pé.

Você precisa de um plano de marketing digital, no entanto, não há plano que não tenha um objetivo como base, logo você precisa definir o seu.

  • Crie o seu funil de vendas

Um funil de vendas é um plano de etapas por onde as pessoas passam desde que conhecem sua marca até fazerem uma compra. E para que isso aconteça, algumas estratégias são usadas em etapas específicas do funil para fazer com que o lead avance para a próxima fase.

Ele é usado porque melhora o controle sobre os investimentos e ações tomadas durante o processo, e ajuda a aumentar as conversões.

Um funil bem estruturado faz esse caminho pelo qual os possíveis clientes e leads passam, ser mais previsível.

O número de etapas de um funil pode ser maior dependendo do tipo de negócio, mas existem 4 fases essenciais de todo funil de vendas.

  1. Consciência

  2. Educação

  3. Avaliação

  4. Compra

Ter um funil de vendas não irá apenas garantir a aquisição de novos leads, mas também um aumento na taxa de recompra.

Se o seu consumidor passa por uma boa experiência na jornada de compra, ele pode não só comprar novamente como também indicar sua solução para outras pessoas.

  • Desenvolva uma call to action

A call to action é uma chamada para a ação, um pedido para que a sua audiência tome a decisão que você deseja dentro do seu site, de um conteúdo específico ou até mesmo de uma página de vendas.

Para aumentar o número de visitantes que se transformam em leads e de leads que viram clientes, você precisa distribuir várias calls to action em seu site, suas redes sociais e dentro de seus emails.

Uma boa CTA não só chama a atenção como é capaz de ajudar uma pessoa a passar pelas 4 etapas do funil de vendas.

No entanto, você precisa ter bom senso no uso de CTAs para que o usuário não se sinta incomodado nem intimado, sua mensagem precisa fazer sentido dentro do contexto do seu site ou de um conteúdo.

E o principal, precisa ser personalizada para o público com o qual você está falando, afinal, você não pode se comunicar da mesma forma com um novo visitante e com um cliente recorrente, pois ambos estão em fases completamente diferentes na jornada de compra.

  • Construa uma máquina de atração de leads

Para fazer com que as pessoas passem pelo seu funil de vendas, primeiro você precisa gerar tráfego. E tráfego qualificado. As melhores maneiras de fazer isso são:

  • Produção de conteúdos memoráveis: seja através de artigos, e-books, infográficos, vídeos, Podcasts ou qualquer outro tipo de conteúdo, você precisa apostar na qualidade para atrair visitantes para seu site ou até mesmo diretamente para a sua página de vendas.

  • Otimização de SEO e estratégia de palavras-chave: se seu conteúdo, em texto ou vídeo está entre os 3 primeiros resultados do Google, você irá receber cerca de 35% de todo tráfego da palavra-chave utilizada na busca, sendo essa uma das melhores fontes de tráfego.

  • Usabilidade e design: seja no seu site ou em uma página específica, o design pode ser até mesmo mais importante que seu conteúdo, pois você tem apenas 8 segundos para ganhar a atenção de um visitante, e o único critério que ele consegue usar para decidir se confia ou não na sua página em tão pouco tempo é o design.

  • Redes sociais: as redes sociais são ótimas formas de gerar reconhecimento de marca e de criar conexão com sua audiência. Apesar de não terem como objetivo central a geração de tráfego orgânico para seu site, podem ser excelentes meios de atrair novas pessoas através de anúncios pagos como o Facebook Ads que é relativamente mais barato do que anunciar no Google, por exemplo.

Não gaste seu orçamento nem seu tempo atraindo qualquer tipo de lead. Prefira uma quantidade de tráfego menor porém com maiores chances de conversão, pois a venda deve ser o objetivo principal do seu negócio e não apenas métricas da vaidade.

  • Meça os resultados

O mercado digital permite que você monitore, acompanhe e gerencie suas ações de marketing com maior precisão para avaliar o impacto real causado por elas em sua empresa.

As KPIs ajudam você a entender quão bem uma estratégia está funcionando.

Algumas KPIs são estabelecidas com o propósito de avaliar a saúde geral do negócio, enquanto outras focam muito mais em processos, como atendimento ao cliente, vendas e marketing.

Como saber se aquela sua nova campanha no Facebook está desempenhando da forma esperada? Ou se sua estratégia de marketing está funcionando?

Definindo as KPIs corretas para avaliação!

Para serem mais eficientes, no entanto, as métricas precisam entregar insights importantes e em tempo-real para que você de fato possa fazer algo para corrigir uma ação que não está funcionando, como um anúncio do Facebook que você descobre estar performando muito abaixo do esperado.

Esse tipo de dado pode evitar que você continue investindo em algo que está apenas gastando o dinheiro da sua empresa sem trazer resultados relevantes. E tudo isso rapidamente.

Foque em identificar oportunidades ao invés de só olhar o passado.

Conclusão: qual o seu propósito?

Mais do que todas as mudanças tecnológicas, o mercado digital está cada vez mais influenciado por um consumidor que deseja apenas uma coisa: criar conexão.

Você precisa fazer marketing, seja ele no mercado digital ou não, com propósito.

Portanto, preste atenção qual o impacto positivo que seu negócio traz para seus consumidores? E para o mercado? Ou até para o mundo.

Você precisa ir além da venda e da receita, você precisa informar, educar e, principalmente conectar.

Continue lendo:

Introdução. As transformações do mercado digital: prepare seu negócio para as últimas tendências da era tecnológica

Nesse ambiente competitivo a Zero e Um | Comunicação Digital irá ajudar sua empresa a expandir, tornando seu empreendimento o mais relevante e comunicativo possível no mundo das redes sociais.

Conheça nossos serviços, somos uma verdadeira parceira na elaboração de estratégias de conteúdo e comunicação nas mídias sociais.

Conteúdo original por Viver de Blog

#marketingdigital #negócios #vendaonline #socialmedia #redessociais #mídiassociais #lojavirtual #comportamento

2016 - 2020 por Zero e Um | Digital

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

CNPJ: 27.708.604/0001-43

Campinas | São Paulo

oie_transparent.png
Zero e Um | Comunicação Digital